domingo, 22 de fevereiro de 2009

O que é Ética? - Parte 2'


Você já se perguntou o que é ser Ético?


Ser Ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É estar tranquilo com a consciência pessoal.


É cumprir com os valores da sociedade em que vive, ou seja, onde mora, trabalha, estuda, etc.


Ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde.


Todo ser ético reflete sobre suas ações, pensa se fez o bem ou o mal para o seu próximo. É ter a consciência " limpa".

O que é Ética ? - Parte 1'


A ética está presente em todas as raças. Ela é um conjunto de regras, princípios ou maneira de pensar e expressar. Ética é uma palavra de origem grega com duas traduções possíveis: costume e propriedade de caráter.
Ética, é agir com responsabilidade, medindo as consequências!

O que é empreendedorismo? - Parte 2'


Colocarei aqui algumas dicas para ser Empreendedor.


Um empreendedor deve acreditar que o modelo atual pode ser melhorado. Ele compreende que não será nada fácil traduzir esta frase em resultados e por isso, é a primeira pessoa a aceitar o desafio de mudar. É a primeira pessoa a se responsabilizar caso algo falhe em toda a trajetória do empreendimento.


Inovações em corporações e corporações com inovações, surgem em sua maioria das vezes, em momentos de necessidade. Momentos de necessidade demandam grandes soluções, que por sua vez, demandam grandes idealizadores. Para qualquer solução necessária, exigi-se riscos e tentativas. Riscos e tentativas costumam estar presentes em ambientes dinâmicos e hostis.

O que é Empreendedorismo ? ~ Parte 1'


→ Empreendedorismo: designa os estudos relativos ao empreendedor.


→ Empreendedor: é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

~ Pecados - Luxúria ~


→ Luxúria: É definida como uma impulsividade desenfreada, um prazer pelo excesso, tendo também conotações sexuais. Nas empresas este pecado é identificado pelo assédio sexual: em nome da posição hierárquica "Desfruto do poder de dominar." Aparece com isso a grande dificuldade de relacionamento entre homens e mulheres nos ambientes organizacionais, reforçando heranças culturais arraigadas bem como dificuldades emocionais de expressar a afetividade de forma saudável.

~ Pecados - Preguiça ~


→ Preguiça: É definida como aversão ao trabalho, negligência. Este sentimento faz com que as pessoas desqualifiquem os problemas e a possibilidade de solução destes. A preguiça não se resume na preguiça física mas também na preguiça de pensar, sentir e agir. A crença básica da preguiça é "Não necessito aprender nada", levando a um movimento freador das idéias e ações dentro das organizações que no cotidiano e traduzido pelo "deixa para depois".

~ Pecados - Avareza ~


→ Avareza: Define-se como estar excessivamente apegado a alguma coisa levando a um grande medo de faltar, uma percepção de escassez. A avareza pode ser percebida no cotidiano das empresas levando ao slogan: "Não tenho confiança em ninguém" logo terei avareza com as informações que me chegam as mãos, com a expressão dos sentimentos e opiniões em relação aos projetos que estou envolvido, etc.

~ Pecados - Orgulho ~


→ Orgulho: É o brio, a altivez, a soberba. A sensação de que "Eu sou melhor que os outros" por algum motivo. Isto leva a ter uma imagem de si inflada, aumentada, não correspondendo a realidade. Surge com isso a necessidade de aparecer, de ser visto passando inclusive por cima de padrões éticos e vendo os outros colaboradores ou colegas minimizados.

~ Pecados - Inveja ~


→ Inveja: É o desgosto ou pesar pelos bens do outro, a dificuldade de admirar o outro, o sentimento de injustiça .O slogan que define a inveja é : Ele é mais do que eu, também quero" a inveja nos faz perder o contato com nossas reais possibilidades.Nas organizações podemos entender quando não há apoio das chefias para determinados projetos, quando alguém tenta apagar o seu "brilho", vemos também a procrastinação e os processos de "fritura", geralmente quando o discurso é de um jeito e as ações não são coerentes com ele.

~ Pecados - Gula ~


→ Gula: No sentido literal, gula é o excesso no comer e beber,na sua simbologia maior significa voracidade.A característica da gula é engolir e não digerir.A gula pode ser entendida como gula intelectual inclusive, o sentido que está por trás da gula é o de estar funcionando abaixo das nossas , potencialidades.

~ Pecados - Ira ~


→ Ira: Tem como sinônimos a raiva, a cólera, agressividade exagerada. Se pararmos para observar, encontraremos nas empresas várias cenas que ilustram esse pecado. As origens da ira podem ser por meticulosidade, por perfeccionismo ou até mesmo por desqualificar nossa capacidade de solucionar problemas bem como a importância desses problemas.Basicamente a atitude mental que está por trás da ira é "quero destruir’ ou "eu quero e você deve".



~ Virtudes - Humildade ~


→ Humildade: A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.

~ Virtudes - Caridade ~


→ Caridade:Auto-satisfação. Compaixão, amizade e simpatia sem causar prejuízos.

~ Virtudes - Paciência ~


→ Paciência: Serenidade, paz. Resistência a influências externas e moderação da própria vontade.

~ Virtudes - Diligência ~


→ Diligência:Presteza, ética, decisão, concisão e objetividade. Ações e trabalhos integrados com as próprias crenças.

~ Virtudes - Castidade ~


→ Castidade: Auto Satisfação, simplicidade. Abraçar a moral de si próprio e alcançar pureza de pensamento através de educação e melhorias.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

~ Virtudes - Temperança ~


→ Temperança: Auto-controle, moderação, temperança. Constante demonstração de uma prática de abstenção.

~ Virtudes - Fortaleza ~


→ Fortaleza: Despreendimente, largueza. Dar sem esperar receber, uma notabilidade de pensamentos ou ações.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

- Empreendendo com Ética -

Este Blog é dedicado à um trabalho de Empreendedorismo e Ética, do colégio Sesi comar Mariza Araújo!

Leia o Blog e saiba mais!